sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Benzimento contra Susto em Criança

Benzer Susto: Antigamente, as mães e avós tinham um instrumento poderoso não só para cuidar da nutrição da família, mas também para proteger seus entes queridos contra o mal: o fogão de lenha. Quando uma criança levava um susto ou não conseguia dormir à noite, era levada para junto do fogão e devidamente benzida com brasa. A fórmula podia variar, mas geralmente era esta: falava-se o nome da criança assustada e, em seguida, dizia-se "eu vou te benzer", com bastante confiança. Pegava-se uma brasa do fogão, com o auxílio de algum instrumento para não queimar as mãos, e jogava-se a brasa dentro de um copo com água. Se a brasa subisse era porque a criança não estava assustada e a manha dela era de birra mesmo.


Se a brasa descesse, a criança precisava de ajuda. Aí era preciso colocar um pouco da água do copo com brasa em um outro copo com água, que seria dada para a criança beber. O que sobrou da água com a brasa devia ser usada para borrifar três cantos do cômodo (geralmente a cozinha). Não se borrifa o canto por onde se sai. O restinho, junto com a brasa, seria jogado no fogo do fogão de lenha. (Contribuição da família Polessi)

8 comentários:

  1. Gostei muito fez eu lembra da minha avô.Ela que benzia as criança assim.

    ResponderEliminar
  2. gostei de mais,minha nona benzia a gente assim

    ResponderEliminar
  3. gostei de mais,minha nona benzia a gente assim

    ResponderEliminar
  4. Muitos bom esse benzimento!!!!
    Levava meus filhos e sobrinhos para benzer, voltavam todos dormindo no caminho de volta para casa....

    ResponderEliminar
  5. às 13:26
    Muito bom esse benzimento!!!!
    Levava meus filhos e sobrinhos para benzer, voltavam todos dormindo no caminho de volta para casa....

    ResponderEliminar