sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Benzimento para "Ramo de Ar"

Benzimento para "Ramo de Ar": Os antigos falavam muito nesse tal "Ramo de Ar", que era um reflexo de sol ou de luz que pegava em cheio no rosto de alguém, causando uma sensação de mal estar que, geralmente, terminava numa enxaqueca que poderia durar dias.


Ainda hoje se usa o termo, principalmente quando algum raiozinho de sol bate em espelhos retrovisores ou vidros traseiros e faz alguma vítima - que fica vendo bolinhas coloridas desfilando diante dos olhos durante horas.

Mas o povo tem remédio para tudo e bom benzedor sabe tirar "ramo de ar". O benzimento pode ser de várias formas, mas sempre envolve água, arruda e muita fé. Um dos mais simples e que o próprio "doente" pode fazer é o seguinte: pega-se um copo de água, cobre-se a boca do copo com uma toalhinha limpa e, com um pouquinho de jeito, abaixa-se a cabeça até que a testa possa tocar na toalhinha bem esticada que cobre a boca do copo.

Quando a boca do copo estiver bem junto à testa, ergue-se a cabeça, não deixando escorrer a água. O "doente" tem que ficar sentado em algum lugar de frente para o sol, de olhos fechados. O copo fica equilibrado sobre a testa e a água apenas umedece a toalhinha e a pele. A pessoa deve rezar para que o "ramo de ar" se vá, pedindo a Deus, Jesus, aos santos anjos da guarda, ou ao santo de sua devoção, que leve o mal embora.

Geralmente é nesse momento que a água dentro do copo começa a movimentar-se, como se fervesse. Segundo os benzedores, é porque o "ramo de ar" está indo embora. Quem quiser, pode até colocar folhas ou um galhinho de arruda dentro de um copo, desde que não se sinta mal com o cheiro exalado pela planta. (Contribuição da família Fattori)

11 comentários:

  1. muito obrigada ha quase dois meses estava sofrendo com dores fortissimas de cabeça até minha pressão arterial estava aumentando...foi qdo lembrei de uma tia Avó que já partiu e ela sabia rezar pra Ramo de Ar vim aqui e Fiz como estava pois me lembro bem que ela benzia com agua e um pano claro qcom muita estou sem Dor muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou com muita dor de cabeça né adianta timor remédio não resolve minha sogra tira o ar meu e é uma benção

      Eliminar
    2. Sua dor de cabeça pode ser causada porque você come depressa demais e o ar entra junto com a comida e acaba causando a dor.

      Eliminar
  2. O Segredo é a Fé obrigada por nos ajudar pode ter certeza Deus não irá esquecer de VC obrigada

    ResponderEliminar
  3. Eu conhdco um benzedor em visco di d rio branco minas gerais Arlindo benzedor k a 60 anos benze desde mal olhado d criança ate problemas sérios espirituais..(vontade de suicidar). Canseres..depressão etc.. TDs k vão la e segue o k ele manda são curado..ele e devoto d nossa s aparecida e não cobra nada pelas benzivoes..vem gente de outros Pises ate.mandão roupas kando a pessoa não ler ou não pode vir ..se VC tiver precisando prokure ele..e não IRAS se Arlindo benzedor e candidato a vereador d cidade d viscondi d rio branco mg mora n morro planslto rio branvo mg ..arrepender..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kassandra tudo bem sou Gisele de Piracicaba esse homem ainda benze como faço para encontra lo se você puder entrar em contato comigo agradeço 019 988471655 por favor obrigada

      Eliminar
    2. Kassandra tudo bem sou Gisele de Piracicaba esse homem ainda benze como faço para encontra lo se você puder entrar em contato comigo agradeço 019 988471655 por favor obrigada

      Eliminar
  4. SINTO DORES FORTES DE CABEÇA A DOIS ANOS NÃO SEI O QUE FAZER, É UMA DOR DESESPERADORA, JA TOMEI MORFINA NO HOSPIAL POR CAUSA DESSA DOR, EM TODOS OS EXAMES DA TUDO NORMAL, MEU CEREBRO ESTA LIMPINHO, NÃO CONHEÇO NINGUEM QUE BENZE MORO EM RONDONOPOLIS MT.

    ResponderEliminar
  5. estou usando o perfil do meu marido, meu nome é juliana rocha Lima

    ResponderEliminar
  6. Tem um cara em Corrego do Bom Jesus,chama Joãozinho do Eduardo ele benze também e joga cartas,vou passar o celular dele (35) 99203-3821 ,muito bom,apesar de não idoso ele é batata.

    ResponderEliminar
  7. Procure no Córrego do Bom Jesus mg, Joãozinho do Eduardo,aqui vai o whatsapp dele,031(35) 99203-3821 ele curou eu.Boa noite.

    ResponderEliminar